Trabalho analisa influência da aprendizagem organizacional

Trabalho analisa influência da aprendizagem organizacional

Foto: Divulgação

A mestranda Patricia Frizzo, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, faz defesa pública de sua dissertação, nesta terça-feira, dia 12, a partir das 14 horas, na sala F-103.
 
“Iinfluência da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho organizacional de empresas do setor vinícola” é o título do trabalho, a ser apresentado para os membros da Banca: Presidente    - Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB; Titulares: Prof. Dr. Gérson Tontini – FURB e Prof. Dr. Rodrigo Moreira Casagrande – ISAE; Suplente          Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
A literatura sobre a relação entre a aprendizagem organizacional e inovação vem crescendo nos últimos anos. A aprendizagem organizacional auxilia no desenvolvimento de novos conhecimentos, os quais, por sua vez, possuem influência no comportamento dos membros da organização. A aprendizagem organizacional pode ser verificada por meio da aquisição do conhecimento, distribuição da informação, interpretação da informação e memória organizacional. Já a inovação pode ser considerada como o resultado dos processos de aprendizagem, em que conhecimentos relevantes são combinados e estruturados em novas soluções e significados compartilhados. A inovação pode ser divindade em administrativa, de produto e de processo. Existem pesquisas que sugerem a inserção do desempenho organizacional na análise da aprendizagem organizacional e da inovação.
 
Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar a influência da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho organizacional de empresas do setor vinícola. A pesquisa foi quantitativa, descritiva e causal, com método survey de corte transversal.
O tratamento dos dados deu-se na forma de análise descritiva para a caracterização de uma amostra de 54 respondentes, sendo a maior parte microempresas. Os testes de confiabilidade foram feitos por meio do Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída no modelo proposto. Foram utilizados os programas SPSS Statistics e Smart PLS para a realização da modelagem de equações estruturais.
 
Os resultados do modelo proposto mostraram que a melhor dimensão que explica a aprendizagem organizacional é a distribuição da informação, entendida como o repasse de conhecimento a atores internos ou externos da organização, sendo seguida pela aquisição do conhecimento, interpretação da informação e memória organizacional.
 
Quanto à inovação, a melhor dimensão que a explicou neste trabalho foi a inovação de produto, caracterizada pela inserção de algo novo no mercado, sendo seguida pela inovação de processo e a inovação administrativa.
 
Por fim, os resultados do modelo proposto mostraram que a aprendizagem organizacional influencia a inovação e que a inovação influencia o desempenho organizacional. No entanto, contrariando estudos anteriores, não houve influência da aprendizagem organizacional sobre o desempenho organizacional.