Trabalho analisa a inovação social de projeto de equoterapia

Trabalho analisa a inovação social de projeto de equoterapia

Foto: Cecom IFC/Rio do Sul

A mestranda Cintia Mara Gilz Geiser, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, fará defesa pública de sua dissertação no próximo dia 26 (terça-feira), a partir das 14 horas, na sala D-401 (campus 1).
 
“Inovação social: projeto de Equoterapia Aliança do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul” é o título do trabalho acadêmico.
 
São Membros da Banca Examinadora: Presidente - Professora Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto – FURB; Titulares: Professora Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues – FURB; Professor Dr. Celso Machado Júnior – FMU; Suplente - Professor Dr. Giancarlo Gomes – FURB
 
Resumo da dissertação    
 
A inovação social tem gerado novas discussões e publicações em todo o mundo, pois as estruturas existentes e as políticas estabelecidas se mostram insatisfatórias na eliminação dos mais prementes problemas dos tempos atuais, como as desigualdades sociais, as questões da sustentabilidade, as mudanças climáticas e a epidemia mundial de doenças crônicas. (Murray ET AL., 2010).
 
A inovação social surgiu em função da busca pela diminuição dos problemas sociais procurando sanar as demandas existentes. Na busca de informações em bases bibliográficas científicas sobre o tema, evidencia-se a carência de estudos sobre Inovação Social e Equoterapia. 
 
Diante desta lacuna, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar como o IFC – Campus Rio do Sul gera inovação social por meio do Projeto de Equoterapia Aliança.
 
Para atingir este objetivo optou-se por estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estrututuradas, documentos institucionais, artigos e websites. O universo da pesquisa se constituiu de todos os participantes envolvidos diretamente no projeto, e os sujeitos pesquisados foram os pais/responsáveis de todos os praticantes que já passaram pelo projeto, além dos profissionais com envolvimento direto no projeto até o ano de 2015.
 
A análise dos dados foi realizada por meio da análise documental e de conteúdo. Utilizou-se o modelo proposto por Tardif e Harrisson (2005) para a análise das dimensões de uma inovação social, e para identificar em que estágio da inovação social o Projeto se encontra, optou-se por adotar o estágios da inovação social propostos por Murray et al.(2010).
 
Conclui-se que o IFC – Campus Rio do Sul gera inovação social por meio do Projeto de Equoterapia Aliança, pela forma como este projeto se originou, destacando aqui as relações entre os atores sociais na tentativa de sanar uma demanda social existente na comunidade em que estão inseridos, na busca da satisfação de objetivos sociais destacados como: socialização, reabilitação física e comportamental, melhoria da auto estima, melhoria das relações com a sociedade e com outros atores sociais, e por meio de ações transformadoras visando o bem estar coletivo. Esta é uma prática inovadora, motivada, desenvolvida e difundida por meio de organizações cujos propósitos primários são sociais.