Trabalho identifica internacionalização de websites das IFEs

Trabalho identifica internacionalização de websites das IFEs

Foto: Divulgação

O mestrando André Munzlinger, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação no dia 29, a partir das 14h30min, na sala F-106.
 
“A Internacionalização dos Websites das Instituições Federais de Ensino do Brasil” é o título do trabalho acadêmico.
 
São membros da Banca Examinadora: Presidente - Profa. Dra. Marianne Hoeltgebaum – FURB; Titulares: Prof. Dr. Gérson Tontini – FURB e Profa. Dra. Ana Clara Cândido – UFSC; Suplente: Prof. Dr. Mohamed Amal – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
O compartilhamento do conhecimento das instituições de ensino pode ser facilitado ou expandido, por meio do uso das Tecnologias da Comunicação e Informação. O uso da internet como: ferramenta para interação, comunicação e marketing é uma realidade no mundo globalizado.
 
Através deste estudo pretende-se categorizar elementos para mensurar o grau de internacionalização das Instituições Federais de Ensino. Para chegar a esse resultado, a metodologia definida foi de análise quantitativa de estudo descritivo, por meio da análise dos questionários confeccionados no estudo bibliométrico, em formato de check list, preenchidos com observação das informações que estão disponibilizadas nos websites institucionais.
 
As variáveis definidas na análise foram: o acesso aos websites, conteúdo das páginas pesquisadas, estrutura administrativa da instituição relacionada a internacionalização, ensino, pesquisa e extensão, totalizando 15 perguntas específicas.
 
Com o resultado da pesquisa foi possível identificar os países com a maior quantidade de parcerias com as IFE, sendo Portugal, Estados Unidos, França, Canadá e Espanha os mais citados. Das instituições pesquisadas, apenas 11,1% possuem mais de 75% de atendimento nos quesitos relacionados a internacionalização. O estudo mostrou que toda a população pesquisada, 90 instituições, possuem website institucional e somente 36 apresentam a possibilidade de escolha do idioma na pagina principal ou no menu de internacionalização, mesmo sendo fácil e sem custo o procedimento de inserção de outros idiomas.
 
No comparativo entre os ranking brasileiro de internacionalização e o instrumento pesquisado, as primeiras três colocações ficaram idênticas, sendo: a Universidade Federal do Grande ABC a primeira colocada, seguida da Fundação Universidade São João Del Rei em segundo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro em terceiro.
 
Entre os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia os mais internacionalizado são: IF-Triângulo Mineiro e IF-Santa Catarina, ambos com excelente nível, seguidos do IF-Minas Gerais e  IF-Rio Grande do Sul.
 
A compatibilidade entre o Ranking Universitário Brasileiro de Internacionalização e o instrumento de mensuração da internacionalização aplicado ficou em 79% de assertividade.