Egresso, hoje doutorando, lança livro premiado de História

Egresso, hoje doutorando, lança livro premiado de História

Foto: Divulgação

O Centro de Memória Oral e Pesquisa (Cemope), o curso de História da FURB e o autor André Carlos Furtado, graduado pela Universidade, promovem dia 8 o lançamento do livro "As edições do cânone. Da fase buarqueana na coleção História Geral da Civilização Brasileira (1960-1972)".
 
O evento iniciará com uma palestra do autor no auditório do bloco T da  FURB, na próxima segunda-feira, dia 8, às 18h30. Em seguida, ocorrerá o lançamento do livro no saguão do bloco I, em frente à Editora da FURB, às 20h.
 
Fruto de sua dissertação de mestrado em História, defendida em março de 2014, sob a orientação da professora Giselle Martins Venancio, a pesquisa, hoje transformada em livro (após a vitória no edital “Biblioteca da UFF”) versa sobre um momento chave na trajetória intelectual de Sérgio Buarque de Holanda.
 
O autor é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense - PPGH-UFF e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
 
Recentemente, Furtado venceu o concurso do "Prêmio Internacional de Historia Intelectual en América Latina" (2016), concedido pela Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos – AHILA. Mais informações aqui.
 
Ele é membro do Conselho Editorial da Revista Escrita da História (REH) e integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudos em História Cultural (NUPEHC) e do Centro de Estudos do Oitocentos (CEO) na linha de pesquisa Intelectuais, Práticas Letradas e Circulação de Ideias – ambos da UFF; bem como do Centro de Memória Oral e Pesquisa (Cemope), da FURB, onde se licenciou e se tornou bacharel em História no ano de 2010, à época sob a orientação da professora Dra. da FURB, Cristina Ferreira, líder do grupo de pesquisa.