Trabalho analisa processo decisório no ensino superior

Trabalho analisa processo decisório no ensino superior

Foto: Divulgação

A mestranda Bárbarah Cristine Leidow Sorgetz, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende dissertação nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 14 horas, na sala F-103.
 
“A Complexidade do Processo Decisório em Órgãos Colegiados de Instituições de Ensino Superior” é o título do trabalho acadêmico.
 
São membros da Banca: Presidente - Profa. Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues – FURB ; Titulares: Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto - FURB e Prof. Dr. Irineu Manoel de Souza – UFSC; Suplente:     Prof. Dr. Júlio Cesar da Silva – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
As Instituições de Ensino Superior são organizações complexas, que possuem características peculiares que as diferenciam das demais organizações. Analisar o modelo de processo decisório que melhor explica o que se passa em uma IES, torna-se necessário, pois instituições desta natureza não podem ser administradas com a mesma racionalidade utilizada nas empresas de negócio.
 
 Existem diversas abordagens, sejam elas de natureza burocrática, racional, colegiada, anárquica ou política, que se complementam e tornam o estudo do processo decisório cada vez mais relevante. Considerando a relevância da pesquisa em processos decisórios, buscou-se investigar como o processo decisório em Instituições de Ensino Superior pode ser explicado, tomando por base o conjunto dos procedimentos racional, burocrático, político, colegiado e anárquico.
 
Esta pesquisa teve o propósito de identificar a natureza do processo decisório nos órgãos colegiados de uma Instituição de Ensino Superior, sendo de caráter exploratório de abordagem qualitativa.
 
A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal Catarinense, que integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O presente trabalho está relacionado à linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade e ao grupo de pesquisa Gestão de Organizações Complexas e Ensino Superior, do Programa de Pós-graduação em Administração – FURB. O estudo procurou identificar de que forma ocorre o processo decisório em Instituições de Ensino Superior, utilizando ferramentas como documentos institucionais, entrevistas semiestruturadas, sendo a análise dos dados realizada por meio de análise de conteúdo e técnica categorial.
 
Destaca-se para fins de análise que a proposta do estudo não teve como objeto o comportamento dos decisores e sim a verificação da intensidade dos modelos descritos ao longo da pesquisa. Efetuada a análise das informações coletadas, foram detectados fatores dos cinco modelos de tomada de decisão, no entanto constatou-se que os modelos predominantes, tanto no Conselho Superior como no Colégio de Dirigentes do IFC são os modelos Racional e Colegiado.
 
Apesar disso, foi possível construir o entendimento de que os modelos que descrevem isoladamente o funcionamento e a tomada de decisão em IES apresentam ou refletem visões parciais, segmentadas, representando contribuições limitadas a seu conhecimento. Por isso conclui-se que a decisão organizacional é complexa demais para ser captada por apenas um modelo.